Geral

Duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza está 92% pronta, mas só termina em 2025.

Geral

Duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza está 92% pronta, mas só termina em 2025.

Nova prorrogação foi causada pela enchente de maio e pela necessidade de intervenções emergenciais na rodovia. Atualmente, 303 homens trabalham em quatro trechos dos 20,3 quilômetros de extensão entre os dois municípios. Obra teve início em 2021.

Prometida inicialmente para fevereiro de 2023, a duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza, no Vale do Taquari, só deve ser concluída em junho de 2025. A nova prorrogação foi causada pela enchente de maio e pela necessidade de obras emergenciais na rodovia.
Orçada em R$ 120 milhões pela CCR ViaSul, empresa que há seis anos detém a concessão da BR-386, a duplicação teve início em julho de 2021. Após quase dois anos de intervenções, o trabalho foi interrompido em abril do ano passado por problemas entre a concessionária e a empreiteira contratada.

Após um ano com a obra parada, o serviço foi retomado há cinco meses, desta vez pelo Consórcio Via Sul, formado pela antiga Odebrecht e a Power China.— Com a enchente de maio, tivemos de deslocar mão de obra e equipamentos. Nossa prioridade foi limpar a rodovia, arrumar as cabeceiras de pontes e liberar o trânsito, fazer o que era mais importante para o usuário — diz Gabriel Cunha, coordenador de Engenharia CCR ViaSul. Atualmente, 303 homens trabalham em quatro trechos dos 20,3 quilômetros de extensão entre os dois municípios. A CCR ViaSul está com mais 50 vagas abertas, procurando desde motorista de caminhão e operador de trator esteira a pedreiro e carpinteiro.

Ao todo, 11,5 quilômetros já estão duplicados e liberados para o tráfego. São sete quilômetros entre o km 325 e 332 e mais 4,5 entre o km 336 e 341. Os operários trabalham na detonação de obstáculos naturais e na retirada de formações rochosas que correm risco de se desprender do talude à beira do asfalto. Segundo a CCR, a obra está 92% finalizada, faltando intervenções no viaduto de acesso a Lajeado e a conclusão de faixas adicionais. Para quem trabalha às margens da BR-386, a obra facilita o tráfego dos mais de 30 mil veículos que transitam diariamente entre Lajeado e Marques de Souza. A fluidez, porém, atrapalha os negócios.

— Tinha que ter mais faixas de retorno. A próxima fica a uns três quilômetros daqui. O caminhão que passa não volta mais — lamenta o mecânico Jair Muller, que há 14 anos trabalha com substituição de molas automotivas em frente ao antigo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news