PUBLICADO 14/05/2025
Reunião em Progresso alinha diretrizes de biosseguridade para granjas de suínos
Na manhã desta terça-feira, 13.maio.2025, aconteceu uma importante reunião técnica sobre biosseguridade nas granjas de suínos com fins comerciais, tendo como local o auditório da Prefeitura de Progresso. O encontro teve como objetivo alinhar as diretrizes mínimas previstas na Instrução Normativa 10/2023, que regulamenta ações de prevenção sanitária no Estado do Rio Grande do Sul, garantindo a segurança na produção suinícola.
A reunião foi conduzida por profissionais da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Arroio do Meio, com a presença das médicas veterinárias Vanessa Calderaro Dalcin e Rafaela Willig, e da IDA de Marques de Souza, representada pela médica veterinária Mariane Gomes e pelo técnico agrícola Alexandre Freitas Vianna. Participaram do encontro 12 produtores integrados de suínos de Progresso, um técnico da Cooperativa Dália, o secretário municipal da Agricultura, Rafael Bagatini e o técnico agrícola, Tadeu Rodrigues dos Santos.
Durante o encontro, foram apresentadas as principais exigências da normativa, entre elas:
• Elaboração de plano de ação com cronograma para adequação da granja;
• Uso de vestuário e calçados exclusivos da granja ou descartáveis;
• Implantação de sistema de desinfecção para equipamentos e objetos que entram nas granjas;
• Uso exclusivo de veículos limpos e desinfetados;
• Controle do acesso de animais externos à área interna da granja;
• Reservatórios de água fechados, limpos e protegidos;
• Tratamento da água com cloração ou processo equivalente;
• Programa eficaz de controle de pragas;
• Cumprimento do vazio sanitário e registro de visitantes;
• Manutenção de registros auditáveis e demais documentos obrigatórios.
As próximas etapas do processo de adequação envolvem ajustes na cerca de isolamento da área interna, melhorias nas barreiras sanitárias, correções em sistemas de compostagem e no tratamento de dejetos. A etapa final prevê a construção ou adequação de estruturas como cercas de isolamento, embarcadouros/desembarcadouros e a instalação de telas nas aberturas de ventilação dos galpões de criação.
O secretário Rafael Bagatini reforçou a importância do cumprimento das exigências como forma de proteger a produção local e manter a competitividade da suinocultura de Progresso no mercado.
A suinocultura é uma atividade relevante para a economia local, e ações como essa demonstram o compromisso de Progresso com a sanidade animal, a qualidade dos produtos e o desenvolvimento sustentável da agropecuária.