PUBLICADO 26/05/2025
FRENTE FRIA, CICLONE E MASSA POLAR: SÃO DESTAQUES PARA A SEMANA SEGUNDO A SIGMA METEOROLOGIA
Um intenso cavado na média troposfera deve se mover sobre a Argentina nos próximos dias, dando suporte ao avanço de uma frente fria continental sobre o sul da América do Sul e proporcionar a entrada de uma intensa massa de ar polar, da qual deve provocar queda acentuada de temperatura, ventanias e possibilidade de neve no sul do Brasil.
As instabilidades já se fazem presente no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira devido ao aprofundamento de um sistema alongado de baixa pressão atmosférica sobre o continente, do qual deve proporcionar condições para chuva volumosa e tempestades,localmente severas no oeste do estado. Na região de Progresso espera-se tempo predominantemente encoberto com períodos de chuva e trovoadas localizadas, principalmente no período da tarde e noite.
Na terça-feira o tempo começa firme em Progresso e região, enquanto que sobre a Argentina começa a avançar uma intensa frente fria. Já ao longo da tarde esse sistema começa avançar sobre o estado gaúcho, provocando aumento de nebulosidade e virada repentina na condição de tempo. Espera-se trovoadas localizadas, pancadas de chuva localmente forme e principalmente, rápida e acentuada mudança na direção e velocidade dos ventos, dos quais começam a advectar um ar mais frio na região.
A chuva perde força na quarta-feira, porém um ciclone sobre o oceano Atlântico, relativamente próximo da costa continua a manter a circulação de umidade sobre o estado, enquanto que sobre o interior do continente já avança uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar. Essa condição deve proporcionar com que o tempo continue encoberto na região de Progresso, com períodos de chuva e rajadas de vento. Ao longo da tarde principalmente as temperaturas entram em acentuada queda, se registrando a temperatura mínima ao longo do noite, a qual combinada com rajadas de vento e umidade, proporciona sensação de muito frio.
Na quinta-feira o ciclone sobre o oceano e a massa de ar frio dominando o interior do continente favorece com que as temperaturas fiquem muito baixas ao longo de todo o dia, oscilando entre 5 e 8°C apenas, com predomínio de tempo encoberto com períodos de chuviscos passageiros, os quais proporcionam sensação de frio muito intenso. Enquanto isso, em alguns pontos da serra do sudeste do estado e também serra geral, há chance significativa para precipitações invernais e inclusive neve.
Nos próximos dias o afastamento do ciclone no oceano diminui a umidade sobre o estado e predomina o tempo bastante frio e seco, situação favorável para geadas na região, situação que a Sigma Meteorologia deve detalhar mais no próximo boletim, ao longo da próxima quinta-feira, de forma especial.