Previsão do Tempo

FRENTE FRIA CONTINENTAL PROPORCIONA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO TEMPO

Previsão do Tempo

PUBLICADO19/05/2025

FRENTE FRIA CONTINENTAL PROPORCIONA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO TEMPO

A passagem de uma frente fria pelo litoral ao longo desta segunda-feira e a aprofundamento de um sistema alongado de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul deve manter o tempo relativamente instável nesta segunda-feira, proporcionando condição para pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e noite, sem condição significativa para tempestades.

Já ao longo da terça-feira, uma nova frente fria continental se forma sobre a Argentina e avança sobre o sul do Brasil, proporcionando condições favoráveis para chuva localmente intensa, com muitas descargas elétricas, rajadas de vento em superfície e eventual precipitação de granizo, principalmente ao longo da madrugada da terça-feira. Embora os acumulados de chuva não devam ser muito expressivos, é possível que ocorram eventuais pancadas de chuva volumosa em curto espaço de tempo, exigindo atenção para possíveis alagamentos pontuais. Ao longo do dia, o tempo predomina encoberto sem muita precipitação. 

Ao longo da quarta-feira uma massa de ar seco e frio de origem polar avança na retaguarda da frente fria, com centro anticiclônico entre a Argentina e o Uruguai. Essa condição favorece com que haja diminuição das temperaturas e nebulosidade, principalmente no centro sul gaúcho, enquanto que no centro norte do estado, incluindo a região de Progresso, o tempo predomina encoberto a parcialmente nublado ao longo de todo o dia, o que favorece sensação de refresco ao longo de todo o dia.

Na quinta-feira essa massa de ar frio domina grande parte do estado, favorecendo sol com pouca nebulosidade e temperaturas mais baixas no início do dia, embora a circulação de umidade do oceano para o continente volte a deixar o tempo parcialmente nublado ao longo da tarde, ainda que sem condição para precipitação. 

A equipe da Sigma Meteorologia volta a atualizar a condição do tempo na próxima quinta-feira, mas já adianta que monitora a possível entrada de uma massa de ar frio mais intenso no final do mês de maio, a qual pode provocar as primeiras geadas na região.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news