Campanha Maio Vermelho alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca
PUBLICADO 09/05/2025
Campanha Maio Vermelho alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca
Durante o mês de maio, a campanha Maio Vermelho chama a atenção para o câncer de boca, uma doença grave e muitas vezes silenciosa, que registra cerca de 15 mil novos casos por ano no Brasil, sendo mais comum em homens com mais de 40 anos, especialmente nas regiões Sudeste e Sul. No Rio Grande do Sul, a previsão anual é de 800 casos em homens e 220 em mulheres.
Conforme a dentista, Janaíne Soletti Ferri, os principais locais afetados são a língua, o assoalho da boca e os lábios, mas também pode atingir bochechas, palato, gengivas e glândulas salivares. A taxa de mortalidade da doença gira em torno de 50%, reflexo do diagnóstico tardio na maioria dos casos.
Fatores como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, infecção por HPV, exposição solar sem proteção e má higiene bucal aumentam o risco da doença. Os principais sintomas são: manchas brancas ou vermelhas, feridas que não cicatrizam após 15 dias, nódulos no pescoço, dor ao engolir e sangramentos espontâneos.
A prevenção passa por uma rotina de higiene bucal cuidadosa, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista. “A rede pública de saúde de Progresso oferece atendimento odontológico gratuito para a população, inclusive com foco no diagnóstico precoce. Pessoas com mais de 40 anos são especialmente incentivadas a buscar avaliação, mesmo que não tenham dentes naturais”, salienta o secretário da Saúde Luiz Manini.
Em caso de suspeita, o diagnóstico é confirmado por biópsia e o tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. Quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura e de tratamentos menos agressivos.